sábado, 14 de junho de 2008

Ficção Polêmica



Foi transmitida pela rádio CBS uma das maiores histórias da comunicação. No dia 30 de outubro de 1938, véspera de halloween, Orson Welles narrou “Guerra dos Mundos”, um romance escrito por H. G. Welles.

A rádio seguia com sua programação habitual de músicas, quando é interrompida e Orson Welles anuncia que um enorme meteoro caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey próximo à Nova York.

A programação da rádio é interrompida constantemente com notícias sobre a invasão dos alienígenas. Um repórter no local do ataque descreve os acontecimentos ao vivo com ruídos dos ataques, tudo muito convincente.

Welles só informou no início e no final do programa que era uma obra de ficção, mas as pessoas que sintonizavam a rádio no momento da narrativa, acreditavam inteiramente na história.

O que foi suficiente para a população que escutava a transmissão, saíssem às ruas desesperadas, pensando que realmente o mundo estava em guerra.
Várias pessoas fugiram de suas casas, outras ligavam para seus familiares se despedindo e outras até morreram de enfarte.

Foi um tumulto geral. De 6 milhões que escutavam a rádio, 1,2 milhão entraram em desespero.
Orson Welles declarou que tudo não passava de uma obra de ficção e queria que todos se impressionassem na véspera de hallowen.

O engraçado é que nos dias de hoje, fica uma pergunta em nossas cabeças “quem creditaria numa história dessas?”, mas temos que lembrar, que naquela época, a rádio tinha um enorme poder que a televisão e internet têm hoje. Particularmente não me assustaria se acontecesse um fato polêmico com a mesma repercussão, a única diferença é que mudariam os meios de comunicação.

Nenhum comentário: